O Pix é um novo meio de pagamento criado pelo Banco Central, e que se junta ao TED, DOC e cartões para pessoas e empresas fazerem transferências de valores, realizarem ou receberem pagamentos, de forma instantânea.
Apesar de ter sido criado pelo Banco Central, são as instituições financeiras (bancos, fintechs e meios de pagamento) que vão oferecer o Pix aos usuários.
Cada usuário poderá ter chaves que representarão o endereço da sua conta financeira. Essas chaves poderão ser CPF/CNPJ, email, número de telefone celular ou a chave aleatória e deverão ser cadastradas previamente na instituição desejada.
Empresas poderão oferecer o Pix como forma de pagamento aos seus clientes por meio de um QR Code também. Na hora de fechar o negócio, basta escolher o Pix no seu aplicativo e capturar a imagem do QR Code.
Segundo o Banco Central o Pix trará vantagens como:
– Serviço disponível 24 horas, 7 dias por semana.
– Transações concluídas em segundos.
– Gratuito para pessoas físicas e microempreendedores.
Inclusive para microempreendedores, o Pix trará vantagens ao não ter mais tanto trabalho com a emissão de boletos que demoram a ser compensados, ter dinheiro para troco, pagamento a distância, fluxo de caixa mais rápido, taxas de cartões mais competitivas.
O cadastro de chaves já começou na maioria das instituições financeiras e seu uso será liberado a partir do dia 16 de novembro de 2020.